diHITT - Notícias

Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

As cores e o que vestir no reveillon 2010


Ando às voltas com meu tcc. Defendo na quinta-feira e estou com os nervos à flor da pele! Mas não acho que vá ser tão ruim, ou meu orientador não me deixaria defender neste semestre.Essa é minha esperança. hehe :) Mas o que isso tem a ver com o título do post? É que, com a proximidade do final do ano, das festas e da minha formatura, começou o movimento, aqui em casa, de escolha das roupas de NATAL e REVEILLON. Como minha mãe é precavida, normalmente a feitura das roupas (temos mania de mandar fazer nossas peças. Ninguém mais tem igual e o caimento é perfeito, mesmo para gordinhas, como eu) começa em outubro. Escolhemos modelos, tecidos... Já tenho as peças aqui em casa. Agora é escolher qual das cores eu vou usar e quando. É que, neste ano, o período dezembro-janeiro vai ser BEEEEM movimentado. Tem a defesa (e a saída pro barzinho depois, claro!), o natal, o reveillon, o meu aniversário, a entrega do diploma e a solenidade de colação de grau. Ufa! Por isso, preciso escolher certo as cores e os modelos. Com isso, abro uma espécie de "especial de fim de ano", com dicas de cores, modelos de roupas, maquiagem e cabelo para as festas.

Começo, então, com o que mais tem me afligido no momento, as cores. As cores que são relacionadas com o ano de 2010, segundo Gilson Chveid Oen, são lilás, amarelo, branco e/ou bronze. Eu sempre leio o site do Gilson, ou vejo sua entrevista anual de fim de ano no Sem Censura, pra Leda Nagle. Ele já divulgou o mantra do ano também: Um ano dourado 2010

Relação de cores e seus significados:

Branco: Sugere pureza, ordem, simplicidade, hamonia. É expressiva, estimula os sentidos, realça o bronzeado, mas em excesso promove o cansaço e a depressão. Cuidado com tecidos transparentes para não se tornar vulgar. Na simbologia geral do ocidente, representa a PAZ.

Preto: É uma cor sóbria, indica o silêncio e poder. Quando brilhante, sugere nobreza, distinção e elegância, pode ser combinada com várias cores, cria também a ilusão de estarmos mais magras, mas deve ser evitada no verão, a não ser que a roupa seja justa.

Cinza: Como as cores expressam o estado de nossa alma, o cinza revela que estamos com incertezas ou neutra. É o próprio símbolo da indecisão e da ausência de energia, quanto mais sóbrio, mais se está desanimada e na monotonia.

Vermelho: Significa força, dinamismo, funciona como estimulante, tem ação poderosa sobre o estado de ânimo. É uma cor quente devendo ser usado com cautela, pois é uma cor enervante. Transborda vida e agitação. Esta cor tem a tendência de dar a impressão de engordar a pessoa que usa, por isso, evite usar uma roupa inteira vermelha. Na simbologia geral, é PAIXÃO!!

Laranja: Sua função é estimular e nos alegrar. É uma cor contagiante e quente, transborda irradiação e expansão, é acolhedora, mas cuidado para não carregar demais. Usar em estampas de camisas ou em peças menores. Na simbologia geral é ALEGRIA.

Amarelo: Ela age direto no nosso sistema nervoso central, é muito luminosa, vibrante e forte, atrai a atenção com facilidade. Estimula a ação, o encorajamento e as realizações. Em roupas, usar em pequenas peças ou que tenham estampas. No ano novo, representa DINHEIRO.

Dourado: Traz sorte e riqueza.

Verde: Cor universal da natureza. Tem efeito calmante, relaxante, tem frescor, harmonia e equilíbrio. Pode ser combinado com alguns tons como marrom, terra e preto. Ele remete a tudo que lembra o natural, como a calma, harmonia e a alegria. É também a cor da fertilidade.

Azul: efeito calmante e repousante, cor profunda. Preferida por adultos pois traz uma certa maturidade. Azul na roupa fica ótimo quando usado tom sobre tom. No tom claro ou com branco provoca sensação de frescura e higiene, quando escuro, chama para o infinito.

Roxo: Equivalente a um pensamento místico, ao mistério. Remete à nobreza e ao poder.

Marrom: Emana a impressão de algo denso. Sugere segurança e solidez. É indicado para ser usado em compromissos de trabalho onde se queira passar segurança e confiança para outras pessoas.

Rosa: é uma cor delicada, sugere feminilidade e afeição. É a cor dos românticos e sonhadores. No reveillon significa AMOR. Deve ser usada por quem quer viver um grande amor.

Retirado de: Gilson Chveid Oen e Velhos Amigos

Nenhum comentário: