diHITT - Notícias

Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cuidado: Alopecia por Tração



Fotos da modelo veterana Naomi Campbell chocaram muita gente ao revelar que a top tem falhas no couro cabeludo escondidas pelas longas madeixas. Ela é adepta do uso do megahair há tempos, e o problema é exatamente este. Chamado de alopecia por tração, pode levar à calvície definitiva se não for identificado e tratado rapidamente.

Tipicamente, a alopecia por tração é associada a uma tensão frequente nos cabelos que acontece quando fazemos certos tipos de penteados. Por isso, esse tipo de calvície é mais comum em mulheres, embora também possa ocorrer com homens. Rabos de cavalo, coques e tranças apertadas podem causar o problema, assim como fazer escova ou passar longos períodos com uso extensões.



Nas etapas iniciais, esta queda de cabelos é reversível. Com a tração prolongada, a alopecia pode ser permanente.

"A tração, ou seja, a força exercida sobre a raiz dos fios, faz com que eles se afrouxem na raiz. A queda de cabelo também pode ocorrer devido à inflamação do folículo capilar, que fica na derme profunda e é de onde nasce a raiz do cabelo. Esta inflamação ocorre quando há tração intensa e frequente dos fios, como é o caso do megahair usado constantemente", explica a dermatologista Osvania Maris Nogueira.

Acredita-se que o problema é mais comum na população negra, devido aos penteados com tranças apertadas ou uso frequente de alisantes. O tratamento químico do cabelo com tinturas, descolorimentos ou alisantes rompe a estrutura de queratina, o que reduz a força dos fios. Com isso, o cabelo se torna frágil e suscetível a quebras.

A médica alerta: "A alopecia de tração pode acometer, inclusive, crianças. Algumas mães costumam sempre fazer rabos de cavalo nas filhas, puxando os cabelos com muita força para trás, tencionando a raiz. Quando isso acontece, pode ocorrer a queda de cabelo na região frontal do couro cabeludo, deixando a criança com aquele aspecto de testa grande".

A cura da alopécia de tração consiste em parar de tencionar os fios de cabelo, para que novos possam nascer, e seguir os aconselhamentos do seu dermatologista.
 
Fonte: http://msn.bolsademulher.com/cabelos/alopecia-por-tracao-101717.html

Nenhum comentário: