diHITT - Notícias

Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Banhos de Ofurô


Muito mais que um simples banho, o ofurô proporciona aos seus adeptos relaxamento físico e mental, aliviando as tensões causadas pelo estresse diário. Sua função vai muito mais além de simplesmente lavar o corpo, tanto que, no Japão, é comum que as pessoas se banhem antes de imergir na água. O objetivo é limpar-se física e mentalmente, deixando para trás as ansiedades do dia-a-dia.



A variação da temperatura da água do ofurô causa efeitos diversos. Se a água fria estimula o metabolismo, diminui a irritabilidade muscular e aumenta a imunidade, a quente serve perfeitamente para os músculos doloridos e renova o corpo após exercícios físicos intensos.



Também é muito comum a potencialização dos benefícios do ofurô através da adição de determinadas substâncias à água. Essências aromatizantes, flores, frutas, leite – tudo isso pode ser utilizado para, além de incrementar a estética, aumentar as propriedades terapêuticas do banho. O jasmim, por exemplo, auxilia no período pós-parto, enquanto o coco verde influencia na hidratação da pele.



“É importante trabalhar os cinco sentidos durante o banho”, explica o especialista Marcos Motta, do Kan Tui – Espaço do Bem-Estar. Segundo Marcos, a música, as cores do ambiente, os aromas da água e a utilização de outros elementos como as velas garantem uma apreciação maior do ofurô.



As banheiras japonesas podem ser de diversos materiais e formatos. Inicialmente, no Oriente, os ofurôs eram de cobre e ficavam sobre o fogo, obtido por meio da lenha. A falta de praticidade desse material levou ao desenvolvimento de equipamentos feitos de madeira. “É o preferido dos clientes”, afirma a especialista em terapias orientais Alice Keiko Fujiura, da Keiko’s Prevenção e Saúde. Há também opções disponíveis em aço inox, acrílico, madeira, metal, pedra, alvenaria ou fibra de vidro.



Quanto ao formato, para ser considerada um ofurô, a banheira tem de ter no mínimo 60 cm de profundidade. Desse modo, a coluna de quem for tomar o banho fica completamente submersa, deixando o corpo em posição fetal, que faz com que o usuário se sinta de volta ao útero materno. A única contra-indicação dos banhos do ofurô diz respeito às pessoas que têm problemas cardíacos ou de hipertensão: devido à temperatura da água, geralmente alta, convém consultar um médico antes de aproveitar os benefícios das águas relaxantes.

“O formato do ofurô permite a posição fetal, para que a pessoa se sinta de volta ao útero”
Marcos Motta, especialista

Alguns exemplos de banhos:


 Banho de Chocolate: Realizado com o próprio alimento, que além de ser altamente irresistível, provoca uma sensação de hidratação inigualável á pele.

 Banho Floral: Além de ser romântico, relaxante e encantador, proporcionam efeitos como purificação, harmonia, equilíbrio e energia. Irresistível e carismático apaixona todos que desfrutam dele.

 Banho de Vinho: Realizado com o vinho tinto, que propiciará uma revitalização celular, com rejuvenescimento e hidratação da pele, devido o combate aos radicais livres.

 Banho de Sete Ervas: Realizado com componentes das ervas, que irão proporcionar uma sensação de proteção, harmonia e limpeza do corpo e da mente.

 Banho de Água de Coco: Possui grandes propriedades hidratantes e refrescantes, além é claro de proporcionar uma hidratação á pele e aos cabelos, relaxar a musculatura e aliviar o stress. Entre em um clima praiano e suave.

 Banho de Saque: Faz uso do saquê, adicionados a todos seus efeitos potencialmente provocados. Causando luminosidade, liberação de toxinas e rejuvenescimento da pele.

 Banho Anti-Stress: Utiliza ervas essenciais e todos os tipos de componentes que levam a um clima de perfeita entrega e calma. Deixando o stress e a correria do dia a dia para fora, saindo em um perfeito estado de tranqüilidade e harmonia inigualável.

 Banho Energizante: Objetiva combater o desânimo, depressão leve, cansaço físico e mental; e a falta de energia. Possibilita uma incrível sensação de energia, seu usuário sente-se revigorado.

 Banho da Rainha: Serve como um purificante energético. Relaxante, combate o stress físico e a letargia mental, promovendo uma absoluta sensação de conforto e bem-estar.

 Banho de Verão: Revigora, hidrata e refresca a pele para um bronzeamento mais duradouro. 

Tbm posso dizer quem um banho de ofurô a dois é tudo de bom... :) 

Um comentário:

MILENIOK EVENTOS disse...

Boa Tarde Paola, eu estou produzindo um filme curta metragem que contém uma cena de uma casal dentro de um ofurô com uma taça de vinho na mão .
A cena dura na tela 4 segundos. Será que tem ofurô que caiba 2 pessoas?
As casas de massagens terapêuticas não locam pra duas pessoas pelo fato de só caber 1 pessoa. É muito difícil de conseguir ?


Eugenio Kiron
Roteirista e Produtor
milenok@gmail.com