diHITT - Notícias

Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Maça ajuda a emagrecer


Pesquisadores da Nippon Sport Science University Graduate School, no Japão, descobriram que a maçã, além de ser excelente para a saúde, facilita o emagrecimento e a perda da gordura corporal.


De acordo com eles, a ingestão moderada de maçã por um período de três semanas promoveu uma perda de gordura de aproximadamente 20% em cobaias de laboratório, além de aumentar significativamente a capacidade antioxidante das cobaias.

Rica em polifenóis, a maçã exerce um papel de “varredora” de radicais livres para fora de nosso corpo.

Essa foi a primeira vez que uma pesquisa comprovou a capacidade lipolítica (de destruir gordura) dos polifenóis. A descoberta sugere que devemos comer maçã diariamente.

Parte integrante dos flavonóides, os polifenóis são substâncias com grande poder de neutralizar as moléculas de radicais livres (que causam lesão às células e, conseqüentemente, doenças), sendo consideradas, portanto, substâncias antioxidantes. Entre as grandes fontes de flavonóides polifenóis, podemos citar vinho tinto, uva, morango, pêra, ameixa, cereja, chá e chocolate – todos são ricos em polifenóis, mas a maçã é a grande campeã.

**************************************


Comer maçã emagrece


A apresentadora Mônica  Gulin não dispensa uma maçã / Foto: Fernando Dantas (Diário de S.  Paulo)

Uma nova propriedade da maçã promete fazer sucesso entre as mulheres: a de emagrecedora. Só que para perder peso com a fruta seria necessário comer 20 maçãs por dia. Difícil. A ciência, no entanto, deu uma mãozinha e a milagrosa substância, a floridizina, equivalente a essa quantidade, vai virar uma cápsula.
A floridizina é um dos po- lifenóis da fruta. O pesquisador David Carré, que esteve no Brasil há algumas
semanas para lançar o produto, explica que a substância atua no intestino, inibindo a absorção do
açúcar.


— O nosso corpo não necessita de uma grande quantidade de açúcar. O produto vai funcionar como um coadjuvante para quem faz dieta — diz Carré.
A recomendação são dois gramas ao dia. Não há contraindicação. Estudos clínicos realizados na França, durante dois anos, mostram redução de peso a partir da primeira semana de uso.

— Dois gramas equivalem a 20 maçãs de boa qualidade. Apenas da fruta bem selecionada é possível extrair essa substância — explica Carré, que é engenheiro químico.

A nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, afirma que a maçã é o alimento que contém a maior concentração de polifenóis, substâncias responsáveis por eliminar os radicais livres do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo o organismo de uma série de doenças.
— A floridizina impede a absorção de boa parte da glicose. Ela é muito benéfica para quem tem diabetes, mas não tem relação direta com o emagrecimento. Isso é apenas uma consequência menor — afirma Daniela.
Segundo a nutricionista, quem deseja aproveitar os demais benefícios da maçã deve, no entanto, ingeri-la ao natural.

— A pectina, fibra presente na fruta, ajuda a eliminar as toxinas que causam o inchaço do corpo. Desse modo é possível se livrar de maneira saudável daqueles dois quilos que todos querem perder — completa Daniela Cyrulin.
Uma maçã por dia deixa saúde em dia!

Carina Tafas*


Em uma pesquisa, os estudiosos concluíram que quanto mais maçã se consumiu, menor foi a ocorrência de câncer de pulmão e outras doenças malignas como câncer de pele e de cólon.




A maçã além de ótimo alimento é remédio.
A maçã é uma fruta que é tão rica em nutrientes que deveria ser consumida diariamente. Se você ainda não conhece seus benefícios, fique atento a estas informações:

São excelentes à saúde do coração devido às propriedades antioxidantes associadas aos compostos encontrados na fruta: propriedades fenólicas e flavonóides. Estas substâncias são capazes de atuarem eliminando os efeitos do mau colesterol.

Cientistas da faculdade de medicina da Califórnia afirmam que comer maçã ou beber o suco dessa fruta pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas. O estudo foi publicado na revista “Journal of Medicinal Food” e os autores dizem que a maçã tem o mesmo efeito protetor do vinho.
Os flavanoides também contribuem na prevenção do câncer. Um estudo recente conduzido na Finlândia concluiu que os flavanoides da maçã apresentaram o mais impressionante desempenho na redução dos riscos de se desenvolver câncer.


MaçãsMaçã

Rica em vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como fósforo e ferro, a maçã ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. Previnem fadiga mental e contribuem para a formação de ossos, dentes e do sangue. A maçã também limpa os dentes, fortalece as gengivas e os seus ácidos ajudam a fazer a digestão de alimentos gordos.

A pectina encontrada na maçã, ajuda o organismo a eliminar metais nocivos, como o chumbo e o mercúrio, pois esta fibra incha, absorvendo água e produtos intestinais tóxicos.

Para quem prefere praticidade ou que quer perder peso, esta fruta é ideal pois é uma "comida rápida" ideal para o dia-a-dia. Pode ser levada para o trabalho, não faz sujeira e além de tudo, são saborosas e contêm açúcares naturais que fornecem energia ao organismo nas horas de maior fadiga.

Maçã

maçã é uma das frutas mais cultivadas do mundo.
A maioria das maçãs produzidas são frutos das macieiras, árvores da família Rosaceae, pertencentes ao género Malus. As variedades mais comuns são M. domestica e M. sieversii e respectivos híbridos.

História


maçã foi uma importante fonte alimentícia em todos os climas frios e, provavelmente, a macieira é a árvore cultivada há mais tempo. São a espécie de fruta, à exceção dos cítricos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte de seu valor nutritivo.

As maçãs de inverno, colhidas no final do outono e guardadas em câmaras ou armazéns acima do ponto de congelamento, têm sido um alimento destacado durante milênios na Ásia, Europa e nos Estados Unidos (desde 1800).
Maçã cientificamente falando não é realmente um fruto, e sim um Pseudo fruto(falso fruto).

Maçã


Importância nutritiva

maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, através da ingestão de uma maçã por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.

Maçã produz uma acção benéfica sobre o coração actuando de duas formas: pelo elevado teor de potássio e pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração. Também tem propriedades medicinais, ao ser suavemente usada como uma espécie de laxante, pois ajuda na eliminação das fezes. Ela atua da seguinte maneira: Durante a digestão ela absorve a água e durante a eliminação ela libera esta água que ficou armazenada, assim, não deixando que as fezes sequem, causando problemas posteriores como a prisão de ventre.

A maça possui as seguintes vitaminas: B1,B2 e Niacina, e também contém sais minerais como Fósforo e Ferro.

maçã fermentada é utilizada para elaborar bebidas alcoólicas como a sidra asturiana, o Calvados francês e a sagardua basca.

Espécies cultivadas


Há mais de 7.500 espécies e variedades de maçãs.

As diferentes espécies encontram-se em climas temperados e subtropicais, já que macieiras não florescem em áreas tropicais, pois necessitam de um número importante de horas de frio, que é variável em função da variedade cultivada. As variedades da família da Gala, por exemplo, necessitam de um inverno com cerca de 700 horas de frio (temperatura abaixo de 7,2oC) para terem o rendimento ideal na colheita.

Macieira florida

Macieira florida


Nenhum comentário: