diHITT - Notícias

Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como ter unhas saudáveis



Se os olhos são o espelho da alma, as unhas podem ser o reflexo da sua saúde. Segredos e as dicas para ter unhas fortes, brilhantes e bonitas.



De que são feitas e porque crescem as unhas?
As unhas são feitas de queratina, uma proteína produzida pelas células jovens da unha. A nova unha nasce na matriz, que inclui células cutâneas especializadas e em contínua multiplicação. As células jovens da unha produzem e armazenas bastante queratina. À medida que a célula vai ficando preenchida, a actividade da célula diminui e acaba por morrer. Os restos celulares, sobretudo a queratina, permanecem e são empurrados pelas gerações mais jovens das células da matriz, permitindo o crescimento das unhas. As unhas das mãos crescem 2 a 3 mm e as dos pés 1 a 1,5 mm por mês.

Usar vernizes com endurecedor ou aplicar ingredientes como gelatina torna as unhas mais fortes?
A utilização destes produtos, mesmo podendo tornar as unhas menos quebradiças, também as tornam menos flexíveis, fazendo com que se partam com mais facilidade. Quanto à gelatina, também não existem dados científicos que comprovem os seus benefícios.
A melhor forma das unhas crescerem fortes é mantê-las hidratadas, principalmente porque as mãos estão sujeitas a uma grande quantidade de agressões diárias. Como a maior parte dos vernizes é feito à base de álcool, hidrate as unhas depois de retirar o produto. Prefira hidratantes que contenham petrolatum ou minerais que impeçam a evaporação – a maior parte dos cremes de mãos ou unhas já contêm estes elementos.

Devem puxar-se as cutículas para trás para que as unhas cresçam?
A maior parte das pessoas sabe que cortar as cutículas não é uma boa ideia e por isso chega-as para trás, com a ajuda de um utensílio próprio. Mas a cutícula é uma barreira que protege a pele e a matriz delicada da unha. “Puxar para trás a cutícula pode danificá-la e expôr o paronychium, ou a pele à volta da unha, podendo causar infecções”, explica a dermatologista Marta J. Van Beek, da Faculdade de Medicina da Universidade de Iowa, nos EUA.

É verdade que o aspecto das unhas revela problemas de saúde?
Sim. Manchas brancas nas unhas são geralmente associadas à falta de cálcio, mas denotam mais frequentemente uma carência de zinco. O tom esbranquiçado das unhas também pode ser sintoma de doença no fígado. As manchas amarelas são frequentes nas mãos de fumadores e de quem toma antibióticos com ciclinas. Se notar a unha mais grossa e com um crescimento mais demorado, podem ser os pulmões com problemas. A diabetes também confere um tom amarelado às unhas, com um rosa pálido na base. É muito comum encontrarem-se leitos de unhas pálidos em pessoas com anemia.
As unhas côncavas são sinal de falta de ferro, nas crianças, e as que se apresentam convexas e sem brilho podem indicar doença cardíaca.
Unhas secas e frágeis são geralmente resultado de uma alimentação deficitária em vitamina A, B, E, cálcio ou zinco.

Existem formas de tornar as unhas mais fortes?
Dado que alguns dos problemas que afectam a saúde das unhas resultam de deficiências em macro e micro nutrientes, existem suplementos naturais que podem consistir um bom tratamento, nomeadamente multivitamínicos. Certifique-se que contém vitaminas do complexo B, vitamina C e E, biotina (fortalece unhas quebradiças), ferro (a falta de ferro enfraquece as unhas), cálcio e zinco (ajuda a tratar unhas deformadas e cutículas infectadas). O silício é também muito importante para o fortalecimento das unhas – a cavalinha é uma boa fonte deste elemento.

As unhas artificiais ajudam a resolver os problemas da unhas?
A tendência para embelezar as mãos através de unhas artificiais é uma moda recente, e não é, em si, prejudicial. Mas é uma prática pouco recomendada para pessoas com unhas quebradiças ou que tenham tendência para infecções com fungos. “As unhas artificiais podem fixar a humidade, promovendo um ambiente ideal para fungus e bactérias. Os químicos utilizados para retirá-las podem danificar as unhas”, alerta a dermatologista norte-americana.

Usar verniz de cores escuras pode descolorar as unhas?
É verdade. As cores escuras como o azul, castanho ou preto, podem manchar temporariamente a placa das unhas. Não abuse destas cores, ou então aplique uma camada de base protectora antes do verniz colorido.

Esquema da Unha
Placa da Unha: A parte visível da unha das mãos e dos pés.
Leito da unha: A pele sob a placa da unha
Matriz: A área sob a cutícula, a parte escondida da unha onde se dá o crescimento.

Nenhum comentário: