diHITT - Notícias

Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CORES DE CABELO E PELE

TINTURA PERMANENTE

O que é e como age
Contém água oxigenada e amônia, que conseguem penetrar na cutícula do fio e retirar uma boa parte dos pigmentos originais para depois fixar os corantes da nova cor.
Variações
Luzes, reflexos e mechas são nomes de técnicas que usam pó descolorante (pelo mesmo princípio, a água oxigenada elimina o pigmento natural do cabelo, produzindo um clareamento de até sete tons), ou então, a própria tintura permanente no tom desejado para as mechas.
Em casa ou no salão? No salão, de preferência. Em casa, o risco de os cabelos ficarem manchados é grande.
Vantagens
Promove as mudanças mais radicais (a tintura-creme escurece ou clareia até quatro tons acima ou abaixo da cor original) e dura por tempo indefinido -- para eliminá-la, é preciso ir cortando os fios ou ir tingindo por cima.
Desvantagens
A manutenção é a parte mais delicada. Geralmente, todo mês já é preciso retocar as raízes. Quem alisa os cabelos não pode escolher esse tipo de tingimento. É que os compostos ativos dos dois processos químicos não combinam entre si. Como é o tipo de tintura que mais agride os fios, para que os cabelos fiquem bonitos é importante fazer um banho de creme mensal e usar condicionadores leave-in (sem enxágüe) e finalizadores com fórmulas acrescidas de silicone, para ajudar a proteger os fios.

TINTURA SEMI-PERMANENTE

O que é e como age
O melhor exemplo é o xampu tonalizante. Contém basicamente água oxigenada, mais pigmentos artificiais e agentes de tratamento, depositando a nova cor na superfície dos fios sem quase alterar a estrutura capilar, retirando bem pouco dos pigmentos naturais. O resultado é um realce no tom natural ou o chamado tingimento tom-sobre-tom, que deixa um reflexo da coloração escolhida sem eliminar a cor base do cabelo. A grande diferença se comparado ao tonalizante é cosmética. Como ele faz espuma, tem muita gente que acha mais agradável usá-lo. Algumas marcas, no entanto, criaram alguns tons de xampu tonalizante com nuanças clareadoras, capazes de clarear até dois tons. Estes produtos, que não são a regra, têm, assim, uma pequena dosagem de amônia, composto que irá abrir as cutículas para descolorir, permitindo um leve clareamento.
Em casa ou no salão? Tanto faz. Em casa também pode ser aplicada com sucesso.
Vantagens
Devido à pouquíssima quantidade de amônia, estraga menos do que as tinturas permanentes e quase nunca provoca reações alérgicas.
Desvantagens
A coloração vai saindo com as lavagens. Para quem lava os cabelos a cada dois dias, a durabilidade costuma ser de um mês. Se feita sucessivamente, o cabelo tende a ressecar.

TINTURA TEMPORÁRIA

O que é e como age
Também chamada de tonalizante ou rinçagem.
Tonalizante
Nunca tem amônia, só oxidante (água oxigenada) e pigmentos da nova cor. Portanto, como ela não abre a cutícula dos fios, age só na superfície. Isso significa que jamais pode ter poder clareador. Os produtos disponíveis no mercado são em geral em forma de bisnaga com emulsionante (contendo água oxigenada misturada a agentes que tratam os cabelos). Com ela é possível intensificar a cor natural dos cabelos ou escurecê-los dando nuanças de moda, como os chocolates, acobreados, avermelhados, além de acrescentar um brilho extra.
Rinçagem
Não tem oxidante nem amônia, por isso o seu poder de cobertura é mínimo e tampouco clareia (óbvio!). O efeito é rapidíssimo. De 4 a 6 lavagens, já sai tudo. Serve para realçar a cor natural e dar um reflexo muito sutil das cores da moda (achocolatados, acobreados, avermelhados).
Variações
As novíssimas canetinhas, géis coloridos e máscaras para cabelo também podem ser classificadas como tintura temporária.
Em casa ou no salão? Dá para ser bem sucedida em casa mesmo.
Vantagens
As mulheres mais ansiosas podem partir para uma nova cor a cada dez ou quinze dias, já que, com as lavagens, a coloração vai saindo completamente. As máscaras de cabelo e sticks saem já na primeira chuveirada.
Desvantagens
Oferece muito mais brilho do que as colorações permanentes.

TINTURA VEGETAL

O que é e como age
A famosa Hena realmente a hena não entra na cutícula do fio. Por ter tanta afinidade com o fio, ela adere facilmente à superfície. É como que se ela encapasse o fio. A ação da hena é cumulativa, quanto mais se aplica mais a cor vai se aderindo. O tempo ideal de reaplicação é de vinte dias. Se esse tempo for encurtado, aí sim, pode haver problema porque a cor pode demorar mais tempo para sair. A hena natural sempre tem nuanças avermelhadas ou acobreadas. Mas, há marcas que misturam o pó extraído da planta natural a metais mais pesados. Nesse caso, os produtos têm uma química mais forte e podem até mesmo modificar a estrutura do fio. Desconfie de henas com cores que fogem às nuanças mais comuns (como a preta, por exemplo).
Em casa ou no salão? Tanto faz.
Vantagens
Dá volume e brilho aos fios. Ideal para reequilibrar o excesso de oleosidade do cabelos. A cor vai saindo conforme se lava os cabelos, depois de um mês.
Desvantagens
Com as sucessivas reaplicações, vai ressecando demais o cabelo e a cor não fica mais uniforme. Além disso, o efeito é cumulativo. Depois de repetir o processo algumas vezes, o cabelo fica com um tom avermelhado definitivo, já que uma dose considerável do produto acaba impregnando na estrutura do fio. Fique esperta quando escutar que a henna trata o cabelo. Isso é pura lenda.

AS CORES CERTAS PARA CADA TIPO

Loira de pele muito clara fica bem com cabelos...
Loiros acinzentados, prata e loiros mates (ligeiramente esverdeados).
Loira bronzeada fica bem com cabelos...
Cor de mel, marrom e loiro dourado.
Morena clara com olhos escuros, verdes ou azuis fica bem com.....
Cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado, vermelho escuro (acaju).
Morena clara com pele dourada e olhos cor de mel fica bem com...
Tons de vermelho alaranjados, loiro acobreado, reflexos dourados.
Ruiva fica bem com...
Vermelhos acobreados, todas as gamas de marrons (do alaranjado ao dourado).
Oriental fica bem com...
Castanho escuro, vermelho acaju, preto.
Mulata fica bem com...
Todas as gamas de castanhos, loiro dourado -- para quem é do tipo exótica -- e tons avermelhados.
Negra fica bem com...
Castanhos mais escuros, avermelhados.

OS TONS DA MODA

Na hora de decidir sobre qual a melhor cor para seu cabelo, saiba que todas as técnicas que iluminam o rosto, como mechas, luzes e reflexos, estarão em alta na próxima estação. Para o verão, a tendência será usar e abusar de tons mais quentes, como os acobreados e marrons. Quem tem cabelos loiros pode se repaginar com reflexos acobreados. Já quem é castanha pode experimentar as luzes avermelhadas, que puxam para o café. Por fim, quem tem cabelos pretos ficará atual com mechas castanho-escuras. Mas, não é o caso de ter regras muito definidas. Quem for mais ousada vai ficar com um ar fashion, colocando na cabeça três tons de cobre junto com um vermelho mais claro, por exemplo.
Bernadette Caldas
Fonte: www.esteticderm.com.br
CORES DE CABELO E PELE

Como escolher a cor certa

"É essa!" Você nem titubeia, arranca o anúncio da revista em que aparece uma modelo exatamente com a cor de cabelos dos seus sonhos. Segue direto para uma perfumaria e, com a foto na mão, procura uma tintura que estampe na embalagem a mesma cor. Depois de seguir todos os passos do manual de instruções, checa o resultado,
Decepcionante... O tom até que está bem parecido, o problema é o conjunto - nem de longe você ficou com aquele ar de loura fatal, como a garota da embalagem. Truque, enganação? Calma. Louro, marrom, vermelho, preto... A cor do cabelo tem o poder de valorizar seus olhos e sua pele e até de conferir um ar glamouroso ou moderno ao visual.
Tudo depende da escolha certa. Por isso, antes de ligar para os órgãos de defesa do consumidor, é preciso entender por que certas cores funcionam para algumas pessoas e para outras não.
Cada cor, uma sentença Nem sempre a cor da moda fica bem em você. Para não errar, um dos conselhos de Renato Aros, diretor técnico da Capelli e especialista em tinturas, é escolher tonalidades não muito distantes da sua cor natural. Um tom que contrasta com sua pele pode realçar ou apagar o rosto. Por isso, atenção! Fique longe daquele que não combina com você.
Pele esverdeada (árabe) - evite o dourado (dá pouco contraste)
Pele amarela (oriental) - evite o acinzentado (deixa a cara lavada)
Pele negra - evite o louro (contrasta demais)
Pele branca - evite o acinzentado (envelhece)
Na pele A melhor maneira de saber se uma cor combina com você é experimentando. "Mas é claro que você não vai fazer esse teste no próprio cabelo", diz Wanderley Nunes, do Studio W. "Pegue uma pequena mecha da cor que pensa em adotar e coloque perto do rosto. Se não encontrar nenhuma daquelas cartelas que mostram fios de cabelo em vários tons (as perfumarias ou salões costumam ter), vale pegar do cabelo das amigas", ensina Wanderley.
Nos olhos A pigmentação amarela existente na íris dos olhos castanhos, verdes e azuis pode revelar o tom de louro que combina mais com o seu rosto. Se os pontinhos forem dourados, escolha louro-dourado; se forem mais opacos, louro-bege é a cor indicada.
Loura fatal Quem tem mais chance de convencer no papel de uma deusa loura? "A castanha com pele branca, bochechas rosadas e olhos claros", ensina Roberto Aros. Olhos azuis ficam melhor com louro-bege; já o louro-dourado cai bem em peles levemente bronzeadas e olhos verdes. Aros não recomenda tons acinzentados, porque alguns fios podem acabar esbranquiçados - o que envelhece. E as morenas de olhos escuros, não podem virar louras? Sim, mas, para garantir um bom resultado, é necessário seguir alguns critérios: evite louros muito claros se não quiser ficar com um look totalmente falso. "Escolha tons naturais próximos ao louro-escuro", aconselha.
Preto nada básico Preto com nuances azul ou violeta fica chique em mulatas e negras. As clarinhas precisam tomar bastante cuidado. O contraste com a pele branca resulta num look fashion, não muito natural, que só funciona em determinados casos.
Vermelho quente As nuances poderosas do vermelho caem como uma luva em tipos exóticos, como as orientais, que podem se entregar sem medo a qualquer tom. Para as mulatas mais modernas, a cor é o acaju. Quem tem pele clara com sardas também se dá bem como ruiva.
Entenda as cores Você não entende aqueles números, 6.4, 7.1 ou seqüências do gênero, que aparecem na embalagem das tinturas? É fácil. Quando tem apenas um número, é a cor base (ao todo são nove: preto, castanho-escuro, castanho-médio, castanho-claro, louro-escuro, louro-médio, louro-claro, louro-claríssimo e louro muito claro). Se são dois números, 6.3, por exemplo, o primeiro indica a base e o segundo a nuance (no total, existem nove: cinza, mate, dourado, vermelho-dourado, acaju, violeta, marrom, pérola e fumê).

2 comentários:

Elaine disse...

oi boa tarde, eu nme chamo Elaine e acompanho seu blog desde que pintei meus cabelos de Loiros, e em 1° lugar quero parabenizar vc, pelos artigos que vc posta, pelas dicas que vc da, como eu tem muitas meninas por ai perdidas querendo acertar no ton e no tratamento adequado para o cabelo....

E queria saber sua opinião sobre os condicionadores da Natura para cabelos tingidos, prq pedi um para cabelos loiros, mas naum conheço ninguem que tenha usado, então farei o teste, e como vc pesquisa muito a respeito derrepente vc saberia algo....

bjos
espero mantermos contato!

Unknown disse...

Oi Elaine, não consegui entrar em contato com você flor! Olá! Muito obrigada pelo comentário querida, fique a vontade para comentar sempre! Seja muito bem-vinda ao meu blog :) Não conheço bem essa linha de loiras da Natura, posso te dizer que o de cabelos tingidos foi fraco para o meu cabelo. Para loiras eu recomendo Amend, Vult e Phitoervas. Vê se me deixa teu e-mail, bjoooo.